
Esta receita foi minha cunhada, Maria Adalice, que deu-me,fazem uns vinte anos, ela tirou de uma revista da época. Este bolo é o primeiro dos três que vou por no blog.
Ele é muito leve e gostoso. dá uma forma grande.
Ingredientes- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1e ½ xícara (chá) de açúcar
- 3 colheres (chá) de fermento em pó
- 1 colher (chá) de sal
- ½ xícara (chá) de óleo
- 7 gemas
- ¾ de xícara (chá) de água fria
- 1 colher (chá) de baunilha
- 2 colheres (chá) de casca de limão ralado
- 1 xícara (chá) de claras ( 7 ou 8 ovos)
- ½ colher (chá) de cremor de tártaro
Modo de preparoColoque em uma tigela , a farinha, o açúcar, o sal e o fermento, mexer tudo junto para depois passar pela peneira, e faça uma cova no centro, onde coloque em ordem o óleo, as gemas, o limão ralado, a baunilha, e a água. Bata até ficar liso. Em outra tigela, bata as claras em neve dura, com o cremor de tártaro. Coloque metade das claras por cima da mistura das gemas, e lentamente mexer com uma espátula de baixo para cima, até incorporar as claras, e logo coloque o resto da claras do mesmo jeito misturando bem. Colocar em uma forma de 25 x 10, com orifício central, não precisa untar a forma, porque estraga o bolo. Forno 150º por uns 25 minutos e 180º de 10 a 15 minutos até que o bolo asse. Fazer o teste do palito.
Dica: Se tiver 1 copo de claras na geladeira, pode fazer o bolo pondo o copo de claras e mais 3 ovos e o resto é tudo igual, apenas os ovos. Se houver engano em alguma coisa entrar em contacto.
Eu coloco o bolo virado para baixo em cima de uma caneca ou xícara de chá.Quando esfriar desviro a forma e passo a faca em volta da forma e no meio e ele sairá.
